A personalidade no ambiente corporativo
1. O que é personalidade? 3
2. Determinantes da Personalidade 3
2.1. Hereditariedade 3
2.2 Ambiente 4
2.3 Situação 5
3. Traços de Personalidade 5
3.1 Primeiras pesquisas sobre traços primários 6
3.2. Indicador de tipos de Myers-Briggs 7
3.2.1. O Modelo Big Five 8
4. Principais Atributos de Personalidade que influenciam o comportamento Organizacional 9
4.1. Centro de Controle 9
4.2. Maquiavelismo 10
4.3. Autoestima 10
4.4. Auto Monitoramento 11
4.5. Assumir Riscos 11
4.6 Personalidade Tipo A 12
5. Personalidade e Cultura Nacional 12
6. Alcançando a adequação da Personalidade 13
6.1. Adequação do Individuo ao Trabalho 13
Introdução
O trabalho a seguir esta embasado no tema de personalidade. Abordaremos de forma breve sua origem e seus conceitos psicológicos. Temos o foco de mostrar a personalidade no ambiente de trabalho e qual área ela se enquadra melhor. Sendo assim auxiliando de melhor forma a escolha de profissionais a uma determinada área.
1. O que é personalidade?
Quando falamos de personalidade, não estamos dizendo que uma pessoa tenha charme, uma atitude diante da vida, um rosto sorridente ou que seja finalista na categoria “Miss Simpatia” em um concurso qualquer.
Quando um psicólogo fala de personalidade, ele se refere a um conceito dinâmico que descreve o crescimento e o desenvolvimento de todo o sistema psicológico de um individuo. Mais do que analisar aspectos de uma pessoa, a personalidade se refere a um total agregado que é maior do que as somas das partes.
A definição de personalidade mais frequentemente utilizada foi criada por Gordon Allport há mais de 60 anos. Ele diz que a personalidade é “a organização dinâmica interna daqueles sistemas psicológicos do individuo que determinam seu ajuste especifico ao ambiente.” Para nosso proposito aqui, vamos considerar a