Imagens do cérebro
MESTRADO PROFISIONAL EM ADMINISTRAÇÃO
JOSÉ FERNANDO PEREIRA ROSA
DEZ/2.007
SUMÁRIO
Térreo: - Imagens do cérebro
Primeiro andar;
- Organizações como cérebros processadores de informações
Sala 01 – Processamento de informações, tomada de decisões e planejamento organizacional
Sala 02 – Podem as organizações aprender e aprender a aprender?
Segundo andar:
- Cérebros e organizações vistas como sistemas holográficos
Sala 01 – Como facilitar a auto-organização: princípios de planejamento holográfico
Sala 02 - A organização holográfica na prática.
Terceiro andar:
- Forças e limitações da metáfora do cérebro
ANDAR TÉRREO
IMAGENS DO CÉREBRO
Os hologramas são imagens em três dimensões, como os coloridos emblemas de segurança nos cartões de crédito e nas embalagens de CD. Tal como a fotografia, a holografia é uma técnica para registrar em filme a informação relativa a um objeto ou cena. Entretanto, os mecanismos básicos utilizados, bem como a natureza das imagens produzidas, diferem bastante de uma para outra. A fotografia comum produz uma representação bidimensional do objeto, na qual a profundidade da cena termina no plano de impressão. A holografia, ao contrário, capta a informação em três dimensões: inclui a profundidade.
Os discos holográficos abrangem todas as informações necessárias à produção de uma imagem completa de cada uma de suas partes e têm muito em comum com o funcionamento do cérebro. Nas organizações, as capacidades requeridas no todo estão embutidas nas partes, permitindo ao sistema aprender a se auto- organizar, mantendo o sistema funcionando mesmo quando partes funcionem mal ou não funcionem.
No cérebro, cada neurônio está ligado a bilhões de outros, num sistema genérico e especializado ao mesmo tempo. Regiões do cérebro parecem especializados em certas atividades, mas o controle e a execução dos comportamentos funcionam de forma integrada.
O cérebro humano tem