Cerebro humano
|
Disciplina: Psicologia B
“O nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos” – Charles Chaplin
Índice:
* Introdução * Funcionamento global do cérebro humano: Espinal-medula e Cérebro * Quais as diferenças do cérebro de um criminoso do cérebro de um individuo normal? * Documentos: Entrevista a António Damásio sobre o caso de Phineas Cage
Introdução
Nós enquanto pessoas e a nossa vida estamos dependentes de fatores externos e internos. Para tudo o que fazemos é necessário que haja um normal funcionamento de estruturas fisiológicas cujo controlo está a cargo do sistema nervoso. O sistema nervoso tem como função geral a coordenação dos processos que garantem o equilíbrio interno do organismo e o equilíbrio do ser humano no meio exterior. Na sua atividade, o sistema nervoso dispõe de dois subsistemas fisiológicos que se designam por sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). O sistema nervoso central desempenha essencialmente as tarefas associadas ao processamento e coordenação das informações (processamento das informações descodificando-as, decisão dos comportamentos que melhor se ajustam às informações e o envio de ordens de execução desses comportamentos aos órgãos convenientes). É constituído por duas estruturas nervosas: o cérebro e a espinal-medula. O sistema nervoso periférico desempenha as tarefas ligadas à condução e circulação das informações. O assunto que irá ser tratado e explorado será o funcionamento global do cérebro humano, seus componentes e respetivas características.
Funcionamento global do cérebro humano: Espinal-medula e Cérebro
Como já foi referido na introdução, o sistema nervoso central tem como função geral a coordenação das nossas atividades. E constituído pela espinal-medula e pelo cérebro.
Espinal-medula
A espinal-medula é uma