O INDIVÍDUO NA ORGANIZAÇÃO
Resposta: Na atualidade, vivenciamos um universo corporativo em que as mudanças são constantes e o engajamento torna-se essencial para que a adaptação às mudanças ocorra, o trabalho seja desenvolvido cada vez mais através de parcerias e, portanto, através do trabalho em equipe, em que a competitividade é estabelecida de forma a olhar às necessidades do mercado e organizacionais, sem a perda da qualidade das relações e interações entre as pessoas e equipes.
As relações sustentáveis configuram-se como o elo necessário para que tenhamos uma maior produtividade, a garantia de um clima organizacional saudável, a promoção dos resultados corporativos através da garantia da qualidade de entregas e o equilíbrio entre as diferenças, necessidades e potenciais dos colaboradores, empresas e demais envolvidos. Destaca-se assim, que a manutenção de relações sustentáveis no universo organizacional se refletirá em todos os stakeholders ligados ao negócio, potencializando os resultados corporativos e a produtividade ética e equilibrada na relação empresa/sociedade e ambiente.
Com base nos conteúdos trabalhados nesta disciplina e em seu MBTI, comente sobre a relação entre o indivíduo e a organização, destacando as vantagens competitivas que podem favorecer a integração entre os dois.
Resposta: Cada indivíduo é único, singular em suas diferenças e com personalidade própria, determinando como será a reação a um estímulo/acontecimento ou, ainda com foco na personalidade, indicar o fator motivacional e o perfil comportamental no trabalho.
Já as empresas, precisam de metas claras, mensuráveis, tangíveis e um planejamento estratégico com foco na visão organizacional. Nenhuma dessas necessidades corporativas, em última instância, poderá ser