a permeabilidade dos solos
Docente: João Baptista Discentes: Cristiana Cunha, nº52373 Marlene Ramos, nº50657
Turma 2
2011/2012
Índice
PÁGINA
Introdução 4
Constituição do solo 5
Origem do solo 7
Propriedades do solo 7
Solos permeáveis 10
Atividade Experimental 11
Conclusão 12
Bibliografia 13
Introdução
No âmbito da cadeira de Ciências da terra e da vida, foi nos proposto a realização de um trabalho experimental sobre um tema a escolher pelo grupo. O nosso trabalho irá abordar os solos, sobretudo a sua permeabilidade. Apesar de as rochas, a areia e o solo serem sólidos, existem espaços entre os grãos dos materiais, que são chamados de poros. A água pode fluir para dentro desses poros. A quantidade de espaço aberto existente em um sólido é chamada de "porosidade". É o solo que ao recobrir as rochas, permite às plantas encontrarem as substâncias nutritivas necessárias para a vida. Com efeito o solo é constituído por uma parte mineral, que provém da degradação das rochas e também por uma parte orgânica, essas substâncias orgânicas constituem o húmus, do qual depende a fertilidade dos solos.
O solo é permeável sobretudo pela acumulação da água da chuva que “arrasta consigo os sais nutritivos, permanecendo os detritos minerais resultantes da alteração química das rochas” (Enciclopédia pedagógica Universal O solo. Pág.54).
Esperamos que este trabalho esclareça a matéria acerca do tema abordado, sobretudo a experiencia a ser realizada, que irá demonstrar de facto a veracidade da permeabilidade de diferentes solos.
Constituição do solo
Um solo é sempre constituído por matéria mineral (areia, calcário, limo, argila), matéria orgânica