permeabilidade do solo
DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SOLOS EXPERIMENTAL
PERMEABILIDADE
Campina Grande, 07 de Agosto de 2013
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Experimento de Darcy
Figura 2: Permeâmetro de carga constante
Figura 3: Permeâmetro de carga variável
Figura 4: equipamento usado na compactação
Figura 5: Colocação da amostra na bomba a vácuo
Figura 6: Saturação da amostra
Figura 7: Permeâmetro
Figura 8: Volume coletado
Figura 9: Fluxo de água no permeâmetro constante Figura 10: Permeâmetro de carga variável
1. INTRODUÇÃO
1.1. Justificativa
A água ocupa a maior parte dos vazios do solo. E quando é submetida a diferenças de potenciais, ela se desloca no su interior. O objeto do estudo do ensaio de permeabilidade é a migração da água e das tensões provocadas por ela.
A permeabilidade é a propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento de água através dele, todos os solos são mais ou menos permeável sendo seu grau de permeabilidade expresso numericamente pelo seu coeficiente de permeabilidade, k (cm/s), que é definido como sendo a velocidade que a água percola o solo no decorrer do tempo.
O estudo da percolação da água nos solos é muito importante porque ela intervém num grande número de problemas práticos, que podem ser agrupados em três tipos: No cálculo das vazões, na estimativa da quantidade de água que se infiltra numa escavação ou a perda de água do reservatório da barragem. Na análise de recalques, porque, freqüentemente, recalque está relacionado com diminuição do índice de vazios, que ocorre pela expulsão de água destes vazios e; Nos estudos de estabilidade geral da massa de solo, porque a tensão efetiva (que comanda a resistência do solo) depende da pressão neutra, que por sua vez, depende das tensões provocadas pela percolação da água. Possibilidades da água de infiltração produzir