Projeto viabilidade de investimento
Nos Últimos anos o mundo tem passado por diversas mudanças econômicas e tecnológicas que são aceleradas principalmente pelo processo da globalização, neste ambiente altamente competitivo as empresas precisam cada vez mais aumentar sua eficiência para sobreviverem nos mercados onde atuam.
Um dos principais desafios do Brasil conforme a 1025º edição da revista EXAME é a produtividade e conforme uma pesquisa realizada pela revista com 113 empresas, as empresas entendem que produtividade é um problema para ser enfrentado dentro da companhia, quando questionado em quais áreas foram canalizados os investimentos para melhoria da produtividade nos últimos 12 meses, 53% dos entrevistados responderam melhoria de gestão e processos, 32% compra de máquinas mais eficientes e absorção de tecnologia e 15% treinamento de funcionários. A Gestão juntamente com os processos são as áreas que mais refletem no aumento da produtividade na visão das empresas.
Nesse contexto alguns fatores são essenciais para o sucesso das empresas como: agilidade, adaptação, inovação e o aprimoramento continuo sob grandes restrições de recursos. Em respostas a esses fatores, fortalece-se os sistemas de gerenciamento de projetos como forma de gerir os empreendimentos temporários dentro da organização. Sendo assim, uma gestão de projetos eficiente se traduz na entrega de todos os pacotes de trabalho que o projeto está envolvido e com todos os requisitos dos stakeholders atendidos, gerando valor agregado à empresa.
Portanto se faz necessário um correto estudo da viabilidade econômica e financeira destes projetos a fim de otimizar os recursos e definir métodos para a priorização de projetos num portfólio que atendam o planejamento estratégico das empresas.
1.1 Problema
Devido à grande relevância de um estudo de viabilidade econômica e financeira na iniciação de um projeto, se faz necessário definir os princípios básicos para o desenvolvimento deste estudo de