História das Redes no Brasil
Pesquisa: História das Redes no Brasil.
Alunos: Bruna Gomes
Washington
Brevemente a história da internet: A internet surgiu em 1969 pela ARPA (Advanced Research Projects Agency, em português: Agência de Pesquisa de Projetos Avançados, uma companhia de defesa dos EUA). Ela foi criada em período de guerra com o intuito de armazenar os dados do governo americano e deixa-los espalhados por diversos lugares, para evitar perda de dados. Após o período de guerra, a internet passou a ser usada por universidades, para uma melhor qualidade em seus estudos e pesquisas.
As redes chegaram ao Brasil com acesso exclusivo apenas ao meio acadêmico, para ajudar à professores e funcionários de centros de pesquisas e universidades. A primeira vez que uma rede foi conectada ao país, foi quando o Laboratório Nacional de Computação Científica em 1987 conectou-se com a Universidade de Maryland, acessando a rede BITNET, que permitia a troca de mensagens.
A rede BITNET, era conectada a partir de uma linha com velocidade de 4.800 bps, alugada da Embratel. Nessa mesma linha, seguiu-se a existência de outras redes: HEPNET, DECNET, USENET, e até a própria INTERNET.
Em 91, a rede já era denominada INTERNET, e além da utilização nos campos acadêmicos, passou a ser usada também por órgãos do governo. Nessa época a internet era utilizada para transferências de arquivos, debates e acessos a base de dados nacionais e internacionais.
A primeira ligação internacional TCP/IP foi realizada em 1991, pela FAPESP. Ainda em 91, outra linha internacional é estabelecida ligando o Rio de Janeiro à Internet.
Em 1996 foi lançada a primeira música na internet no Brasil, de Gilberto Gil; primeiros sites empresariais surgem na rede, sendo sites do Biquíni Cavadão e Barão Vermelho os primeiros no ramo da música à entrar no ar; surge o site da UOL; nasce a primeira rede de bate-papo brasileira (Brasirc.com.br). Em 1997 o imposto de renda pela primeira vez pode ser entregue pela internet. Em