pnl treinamento
Em meio á competitividade empresarial existente na atualidade e a concorrência tecnológica, o capital humano se torna o diferencial que as empresas procuram para conquistar seu espaço no mercado. Hoje é possível perceber a importância do homem no desempenho da sua função como funcionário, ao contrário do que se percebia antigamente, onde as tarefas realizadas e o lucro eram o principal fator. Portanto, o funcionário se torna o fator principal para sobrevivência das organizações, mas para isto se torna necessário a implementação de programas de treinamento, visando a melhoria contínua do desempenho. Para que o capital humano faça a diferença, se torna necessário que as organizações identifiquem e desenvolvam as habilidades e conhecimento dos seus colaboradores. Aplicar treinamento adequado é uma forma de desenvolver novas habilidades e promover a melhoria contínua do desempenho dos funcionários.
Treinamento é o processo sistemático de alterar o comportamento dos empregados na direção do alcance dos objetivos organizacionais. O treinamento está relacionado com as atuais habilidades e capacidades exigidas pelo seu cargo. Sua orientação é ajudar os empregados a utilizar suas principais habilidades e capacidades para serem bem sucedidos. (CHIAVENATO, 1999, p. 295)
Segundo Marras (2002), treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionados diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho.
Para Chiavenato (199, p. 299), a primeira etapa do treinamento é o levantamento das necessidades de treinamento que a organização apresenta sendo as carências de preparo profissional das pessoas, ou seja, a diferença entre o que uma pessoa deveria saber e fazer e aquilo que ela realmente sabe e faz.
“O treinamento produz um estado de mudança no conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) de cada trabalhador, uma vez que implementa ou