A pedagogia e seus conceitos
A educação brasileira passou por várias transformações na infraestrutura e na metodologia. O ensino ofertado anteriormente era arcaico com métodos tradicionais, onde se formava cidadãos somente para exercerem mão-de-obra necessária aos interesses da classe dominante.
As tradições culturais que os imigrantes trouxeram para o território brasileiro influenciaram bastante o nosso sistema educacional, uma das mais significativas foi à chegada dos Jesuítas ao Brasil trazendo um novo padrão de educação pautada na moral e nos princípios do catolicismo.
Durante um extenso período o responsável por educar, orientar e conduzir as crianças eram os escravos, sendo respeitados por todos apesar de não terem conhecimento científico, introduzindo somente os conhecimentos adquiridos pela sua vivência.
Os acontecimentos continuaram a influenciar a educação, inovando os métodos de aprendizagem, necessitando assim de um profissional qualificado para assessorar os trabalhos educativos, e é nesse contexto que surge a pedagogia e o pedagogo. Através deste estudo vamos aprender o conceito de pedagogia e as suas atribuições.
DESENVOLVIMENTO
Com o surgimento da escola, do aluno e do professor, temos a formalização do ensino, ou seja, da educação. Isso implica “à sujeição à incorporação da Pedagogia (Teoria da Educação), criando situações próprias para o seu exercício, produzindo seus métodos, estabelecendo suas regras e tempos e constituindo executores especializados” (BRANDÃO, 1981, p.26).
A pedagogia surge no século XVII, com propósitos pedagógicos que enfatizavam a necessidade de interdisciplinaridade, da afetividade do educador, interações educacionais entre família e escola, o desenvolvimento do raciocínio lógico e do espírito científico, bem como a formação do homem nos aspectos: religiosos, sociais, políticos, racionais, morais e afetivos, portanto, a definição mais coerente para o termo Pedagogia é a ciência ou disciplina que tem como objetivo a reflexão,