Conceitos da Pedagogia
Ao longo da reflexão sobre pedagogia feita até aqui muitos conceitos foram adquiridos e, entre eles, estão os de como e em que a pedagogia atua. Tais reflexões são muito importantes para que se possa entender mais amplamente como a pedagogia funciona enquanto ciência e também que se possa entendê-la de maneira mais totalizada.
O se sabe sobre pedagogia é, com certeza, uma pequena parte de tudo o que ainda se tem para aprender.
Durante o nascimento e evolução do termo pedagogia, mudanças de caráter simbólico fizeram parte deste processo, tornando a pedagogia algo dinâmico e que teve participações que foram muito além do contexto educacional.
Desde as sociedades antigas, grega e romana, onde a pedagogia encontrou os seus primeiros conceitos, até os dias atuais foi um caminho de longos aperfeiçoamentos conceituais para que se tivesse hoje uma amplitude maior no significado deste termo.
Ao longo da realização deste trabalho será feita a análise de um material que contém importantes esclarecimentos sobre a pedagogia e suas formas de atuação.
Neste contexto é de suma importância que se tenha a pedagogia como algo que está e sempre esteve em constante evolução, para que melhor se compreenda os equívocos que muitos conceitos carregam sobre a mesma.
Os principais objetivos aqui são a busca pelo esclarecimento de algumas vertentes que fazem parte do contexto pedagógico, buscando uma compreensão que seja mais vasta e mais plural com relação à pedagogia, além de se mostrar onde realmente a pedagogia pode e deve atuar.
DESENVOLVIMENTO
A pedagogia foi simploriamente entendida como ciência da educação durante muito tempo. Mas, de fato, ela participa ativamente do processo educativo, então, qual seria o problema em entendê-la assim? O fato mesmo é que a complexidade do conceito pedagógico foi crescendo muito e não dá para explicá-lo de maneira tão simples, como se a pedagogia fosse algo assim: uniforme, linear.
Para explicar o que é