A pedagogia contemporânea
O mundo atual se encontra em verdadeira ebulição de conhecimento. As fontes em que este pode ser acessado cada vez mais estão disponíveis para um maior número de pessoas. A televisão, a internet, o próprio telefone: todas estas ferramentas podem ser a porta de entrada.
As redes sociais e as estruturas da sociedade humana, tanto nos níveis verticais como horizontais, não passam impunes a tal turbilhão, sofrendo o impacto direto proveniente de um novo modo de pensar, de sentir e de agir. Na própria vida cotidiana as pessoas cada vez mais devem apresentar capacidades e desenvolver habilidades nos mais diversos campos como a maior facilidade de locomoção entre locais distintos, a globalização cultural que é muitas vezes imposta, ou mesmo em trivialidades como o necessário contato com computadores ao ir ao banco, ou mesmo para obter documentos.
No campo do trabalho, as mais profundas modificações também se fazem sentir, com a necessidade da integralidade das competências por parte dos indivíduos, assim como a maior ou menor especialização do conhecimento preciso para a atuação profissional levam a novas necessidades de formação e aprendizado.
Desta feita, a Pedagogia tem novas bases, novos modelos e novos caminhos para um resultado também novo.
As escolas são cada vez mais cobradas pela sociedade para apresentarem resultados, com uma maior metodização do atuar docente, com maiores pressões por índices de aproveitamento e maior cerceamento, exigindo-se mais dos mesmos. Acaba-se a liberdade do professor em sua sala de aula, que se antes lhe pertencia, é agora somente um ambiente em que o profissional é um elemento a mais.
No entanto, há também uma maior compreensão da necessidade de se envolver o aluno no processo pedagógico. Não basta que ele decore ou aprenda, deve ser capaz de assimilar verdadeiramente a essência do conhecimento e usá-lo dialeticamente.
Desta feita, o futuro professor necessita também ser capaz de manejar