A paixão de cristo
Filme: A Paixão de Cristo
Título original: The Passion of the Christ
País: EUA
Idioma: Aramaico | Grego
Ano: 2004
Direcção: Mel Gibson
Roteiro: Mel Gibson e Benedict Fitzgerald
Elenco: James Caviezel, Maia Morgenstern, Hristo Jivkov, Francesco De Vito, Monica Bellucci, Mattia Sbragia, Toni Bertorelli, Luca Lionello, entre outros.
A Paixão de Cristo (The Passion of the Christ) é um filme norte-americano de 2004, do género drama bíblico, dirigido por Mel Gibson.
O drama relata, de maneira relativamente fiel às escrituras cristãs, as últimas doze horas da vida de Jesus Cristo, antes da crucificação.
Trabalho realizado por: Ana Silva – Nº 20110085 Sara Soares – Nº 20110087 Tânia Saraiva – Nº 20110129
Curso/Turma: Marketing e Publicidade A1
Professora: Anabela Couto
Crítica:
A Paixão de Cristo é um óptimo exemplo de como um director pode manipular os seus espectadores, utilizando uma linguagem super-dramática em momentos-chave de uma história. E essa, claro, não é uma história qualquer: ela tem apelo quase universal. Mais um motivo para se aproveitar do público. Não é um ponto exactamente negativo, afinal uma das principais características do cinema é encantar, exibir na tela imagens que toquem o coração do espectador. Jesus a cair em câmara lenta é, sem dúvida, uma imagem de impacto na cabeça de um público que deseja ser entretido e emocionado.
A prova disso é que este foi o filme onde mais gente abandonou uma sessão. O grafismo é assustador. Dizem que Jesus veio ao mundo para nos salvar pelo seu sofrimento, então só devemos mesmo agradecer, porque nenhum ser humano “normal” conseguiria aguentar metade do que esse homem sofreu. A violência é exagerada ao longo de 50 minutos de filme. É preciso ter estômago forte.
No final das contas, independente de saber ou não que se está a assistir a uma manipulação deliberada, fica