a origem do pequi
Se você adora frutas não pode deixar de conhecer a fruta pequi originária aqui mesmo do Brasil, mas nem tanto conhecida por ser específica de uma das muitas regiões do nosso país, a saber do Cerrado. A diversidade de nossa flora e de climas em nosso território são um dos grandes responsáveis por tanta riqueza de frutos, os quais muitos não conhecemos. Em vista desse fato o que nos cabe fazer é preservar o ecossistema do país para que ele continue nos fornecendo toda essa diversidade de alimentos e é claro, degustá-los ao máximo aproveitando a riqueza da terra.
No quesito fruto, com certeza poucas são as pessoas que conheciam o pequi, então se você se encaixa no grupo de pessoas que desconhecia esse fruto típico do Cerrado, mas como amante de frutos está curioso para conhecer ao menos um pouco sobre e, fique ligado, pois é sobre essa delícia do cerrado que iremos falar.
Antes de mais nada vamos conhecer muito brevemente algumas características marcantes do Cerrado . Trata-se de um bioma do tipo savana com vegetação arbórea esparsa forada por pequenas árvores e arbustos, muitos deles com casca espessa. E as árvores do Cerrado têm geralmente troncos retorcidos, recobertos por cascas espessas.
A árvore do pequi
Quanto à esta última característica, que diz respeito às árvores podemos entender como é a árvore do pequi. O pequizeiro, como é chamada, possui uma grande altura podendo chegar a 10 m; além disso, apresenta tronco com ramos grossos, normalmente tortuosos, de casca áspera e rugosa de cor castanha acinzentada. A árvore do pequi é protegida por lei, não podendo, portanto, ser cortada e comercializada em todo território.
O pequi é uma fruta de aspecto similar ao abacate, porém mais redondo e menor. Apesar de saboroso o pequi exige muitos cuidados ao ser degustado, pois sua polpa é constituída de um grande número de pequenos espinhos. Portanto, há necessidade de muito cuidado ao roer o fruto, evitando cravar nele os dentes, o que pode