A Origem do pensamento Grego
GENILDA NEVES DOS SANTOS
Resenha do livro: A Origem do Pensamento Grego apresentado como requisito parcial de avaliação do componente curricular História Antiga do Curso de Graduação de Licenciatura em História. Profº. Maurício Nunes Lobo
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
Guanambi-BA
11/04/2012
A Contribuição do Pensamento Grego
VERNANT, Jean-Pierre, A Origem do Pensamento Grego. 2ed. Rio de janeiro.
O presente trabalho tem por objetivo apresentar, refletir sobre as ideias defendidas em um ensaio pelo autor supracitado, em oito capítulos. A princípio ele examina o contexto histórico atual da Grécia desde a chegada dos primeiros invasores, a formação das primeiras tribos, a tomada de Creta, a forma como os palácios estavam organizados para o funcionamento do sistema palaciano bem como o papel da supremacia real e os seus subordinados. Em seguida ressalta tais acontecimentos como fatores preponderantes para a formação da polis bem como o nascimento da filosofia na qual, as primeiras reflexões filosóficas estão voltadas à natureza e à origem do mundo. Em seguida, comenta a importância desses acontecimentos na formação da polis, a prática da política, a ágora como centro da cidade, local onde eram discutidos os mais variados assuntos da vida do homem; o nascimento da Filosofia e a cosmologia. Vernant apresenta uma trajetória demonstrando os elementos que propiciaram e influenciaram o surgimento do pensamento filosófico na Grécia Antiga.
O primeiro capítulo “Quadro Histórico” trata-se da chegada dos primeiros invasores onde seria erguida a Grécia, sendo que, já havia povos com influências da cultura egípcia e cretense ocupando esse lugar.
Mostra que a descentralização desses povos invasores possibilitou uma ocupação maior territorial.
O autor terce comentários sobre a ruptura da cultura dessas tribos em um processo de troca e misturas