Origens do pensamento grego
- as origens do pensamento grego analisa o contexto histórico do nascimento da filosofia, acontecimento que marcou decisivamente a historia da cultura ocidental.
Introdução:
-A sociedade grega, oriental clássica, tinha muitos mitos ligados a figura do Rei, que naquele época tinha muito poder sobre a sociedade, o monarca na civilização micênica centralizava todo poder e tomava todas as decisões do reino. pois sociedade grega girava em torno do palácio.
- Apos a invasão Dórica ter derrubado o palácio, o monarca perde esse poder. Depois que eles invadem Creta, formou-se uma civilização em que elementos minoicos, micênicos, e asiáticos, estavam estreitamente incorporados. O monarca na civilização micênica centralizava todo o poder, e tomava todas as decisões do reino. Porem apos a invasão dórica ele perde esse poder.
Nova estrutura social: quando as invasões acabaram surgiu uma nova forma de organização da sociedade, e esta nova sociedade apresentava características únicas que eram propicias ao surgimento da filosofia. - Agora duas forcas opostas lado a lado na sociedade
1)-a aristocracia guerreira, cuja famílias mais ricas possuem terra e monopólios religiosos.
2)- as comunidades rurais, formada por agricultores e pastores.
- O conflito violento entre essas duas forcas possibilitara a alvorada de um momento de desorganização, de reflexo moral e de especulação politicas.
- sociedade polemica, critica
* Isso vai determinar um primeiro modo de “ sabedoria” humana.
- tais especulações politicas terão a condição de debate de oratória:(AGON) choque de argumentos em praça publica( agora).Essa nova maneira de pensar da aristocracia guerreira da Grécia, coopera para uma noção diferente de poder onde se tem um espirito de igualdade ( diferentemente do estado de submissão do sistema palaciano)
-Tudo o que sugeria de centralização politica e apagou, a cidade passa a ser polis, quando o palácio deixa de ser o