A origem das Teorias
Lourenço Resumo
Tema Central – Criacionismo
Link – Canal Fiel Editora via Youtube
Resumo
Há um questionamento de como as teorias surgiram? Este questionamento é natural, pois de tempos em tempos as teorias se multiplicam. Existem várias teorias, entre elas: Naturalismo, Evolucionismo, Darwinismo, Seleção Natural, Neodarwinismo, Teoria do Equilíbrio Pontuado, Criacionismo Científico, Criacionismo Religioso, Criacionismo Bíblico.
Analisando o Criacionismo temos a seguinte explanação.
Filósofos a favor do Criacionismo
Platão: 427-347aC - “…. as leis da natureza demonstram uma criação racional.”
Aristóteles 384-322aC - “…. o universo foi criado segundo um plano racional.”
William Thomson (Lord Kelvin) 26/06/1824 à 17/12/1907 - “Uma quantidade imensa de provas contundentes de design inteligente e benevolente encontra-se ao nosso redor.”
Henry Margenau – 1992, no seu livro Cosmo, Bios, Theos, cujo texto foi produzido por 60 cientistas de todo o mundo, inclusive 24 ganhadores do prêmio nobel argumenta que “…. só há uma resposta convincente para explicar a enorme complexabilidade e as leis do Universo, a criação por um Deus onisciente e onipotente.”
Para simplificar como podemos analisar um processo científico que vai de observação, hipótese, teoria, leis. Das leis temos as leis que aprendemos a usar, que “descobrimos”, pois já existiam antes de serem entendidas, há também os processos naturais. O fato de ser lógico pode não estar correto. Não manipule as evidências. Um exemplo de manipulação de evidências para se criar uma teoria é a história do bolo de chocolate. Posso muito bem fazer a história de como o bolo surgiu. Primeira teoria: alguém fez esse bolo sabendo que tinha os ingredientes. Segunda teoria: Um caminhão andando perto da sua casa estava com os ingredientes flutuando e um ingrediente se mistura ao outro pela vontade de estarem juntos e neste momento