A origem da vida e suas teorias
Muito se tem discutido sobre a origem da vida, acredita-se que o planeta se formou há 4,5 bilhões de anos, durante muitos anos sofreu processos importantes possibilitando o surgimento da vida.
O Neodarwinismo (Darwin) é a teoria que explica a evolução e os conceitos de mutação, variedade genética, seleção natural, reprodução entre outros. A mutação é uma alteração na seqüência de bases do DNA, ocorre espontaneamente ou provocada por agentes ambientais. A reprodução sexuada aumenta a variedade genética das populações, aumentando o processo evolutivo, facilitando a adaptação das espécies em ambientes diferentes. A seleção natural impõe uma ordem especializando os indivíduos mais adaptados.
Lamarckismo (Jean Baptist) Segundo a teoria os organismos desenvolvem seus órgãos de acordo com suas necessidades, podendo sofrer adaptações por impulso interno, estabelecendo uma relação com o meio ambiente. Um órgão passa por transformações sucessivas para atender as necessidades do meio externo, ao longo da vida as alterações sofridas transmitem aos seus descendentes por herança hereditária. Somente nos genes e que se recebe uma herança de um antecessor, pois o DNA para o gene RNA e este transfere a proteína.
Darwinismo (Charles Darwin) É um mecanismo que provoca continua mudanças nos seres vivos. Podendo definir em cinco referencias:
Variação – os indivíduos não são totalmente semelhantes, mesmo que tenham o mesmo parentesco.
Herança – a forma como se a passagem da à passagem das características ‘’genética’’.
Seleção – os recursos ambientais seriam determinantes para a evolução de uma espécie.
Tempo – a seleção natural ocorre em processos contínuos.
Adaptação – a sobrevivência dos indivíduos em um determinado ambiente.
Em virtude das informações mencionadas a teoria da evolução trata da origem dos seres vivos e das mudanças lentas.
Referencias:
Htpp://WWW.brasilescola.com/biologia/origem-vida-htm