A ORIGEM DAS COISAS
O pequeno vídeo “a origem das coisas” nos mostra uma realidade que o consumismo desenfreado e praticado pela humanidade tem provocado ao planeta terra e, consequentemente, a nós mesmos. A origem das coisas é um filme dinâmico e objetivo, que fala dentre outros assuntos, sobre o consumo exagerado de bens materiais, e o impacto agressivo que esse consumo desregrado acaba exercendo sobre o meio ambiente.
O vídeo retrata uma realidade dos países industrializados que, para manter o sistema capitalista aceso, implanta a política do consumo, dos gastos desnecessários, onde um sistema perverso e cruel se utiliza de métodos exploratórios, desrespeitando as sociedades, culturas e o meio ambiente, com o único propósito de manter ativa a indústria e a sociedade cada vez mais consumidora. É comum nas pequenas cidades a destruição da mata nativa (caatinga) para a pratica da monocultura, devido o aumento populacional e à grande produção alimentícia.
Esse consumo é estruturado em uma política que se baseia na reposição do produto, ao invés de estimular a duração. Logo os bens são feitos com tempo de uso curto e limitado, fazendo com que de pouco em pouco tempo seja necessária uma nova aquisição do mesmo produto, por uma versão mais “atual”.
O triste de tudo isso é que o mundo está aprendendo e praticando a política do “consumir para ser valorizado”; é o sonho americano internalizado nas mentes do mundo inteiro, já que a sociedade americana passou a ser sinônima de gastos. A confecção do produto depende de meteria prima, muitas vezes encontrada em abundância na natureza, porém utilizada de maneira irresponsável, altera não só as condições climáticas e ambientais como torna essa mesma matéria antes em abundância, muitas vezes, escassa.
O filme é voltado para diversos públicos, embora fique claro se tratar das especificidades de um determinado país no caso os Estados Unidos, atualmente um dos países que mais retira matéria prima e que mais estimula o