PRESSUPOSTO DA FILOSOFIA
FILO S O FIA
Ética
A ética é a Teoria o ciência do comportamento moral dos
homens em sociedade. É a ciência de uma forma específica de comportamento humano.
Podemos afirmar que se pode falar numa ética cientifica
mas não podemos falar o mesmo da moral, pois será que existe um conhecimento moral e cientifico.
Por moral entendemos um conjunto de normas e regras
distintas a regular as relações dos indivíduos numa comunidade social, o seu significado deixa de variar historicamente nas diferentes sociedades. As sociedades sucedem as outras , também as normas concretas efetivas se sucedem e substituem umas as outras a moral é um fato histórico, a ética como ciência da moral não pode concebê-la como data de uma vez para sempre mas tem de considerá-la como um aspecto da realidade humana mutável com o tempo, a mora é histórica, precisamente porque é um modo
M oral
Deus como origem da fonte do bem ou da
moral. No caso, as normas morais derivam de um poder sobre-humano,cujo mandamentos constituem os princípios e as normas morais fundamentais.
Logo, as raízes da moral não estariam no próprio homem, mas fora e acima dele
A natureza como origem ou fonte de moral. A conduta moral do homem não seria senão um aspecto de conduta natural,biológica. As qualidades morais como ajuda mútua e solidariedade, teriam a sua ajuda nos instintos e, por isso, poderiam ser encontradas não somente no homem mas também nos animais.
O homem como origem e fonte da moral. O homem do qual se fala aqui é um ser dotado de uma essência eterna e imutável inerente a todos os indivíduos, sejam quais forem as vicissitudes históricas ou a situação social.
Estas três concepções coincidem quando procuram a origem e a fonte da mora fora do homem concreto, real, ou seja, do homem como ser histórico e social.
O rigens da m oral
A mora surge quando o homem supera a sua natureza
puramente natural, instintiva, e uma natureza social , quando já é membro de uma coletividade.