Desenvolvimento
Diversidade de Classe
• Diversidade Social do trabalho
• Divisão Social do trabalho 1-Modos de Produção e as Classes Sociais: A- Modo de Produção Primitivo: -Formação econômica e social que abrange um período muito longo, desde o aparecimento da sociedade humana. -Relações de Trabalho: em comunidade (sem classes).
Diversidade de Classe
-Meios de produção: propriedade coletiva (ausência da oposição proprietários x não proprietários). -Inexistência do Estado (surgimento como instrumento de organização social e de dominação).
Diversidade de Classe
B-Modo de Produção Asiático: -Estados surgidos na Ásia Oriental, Índia, China, Egito, como também em algumas civilizações da América. -Propriedade dos meis de produção: Estado (maior parte das terras) e a existência da propriedade privada(nobres)
Diversidade de Classe
-Agricultura: base da economia . -Relações de Trabalho: camponeses (servos) presos à terras (servidão coletiva) e escravos. -Camponeses: pagamento de impostos (produtos e serviços).
Diversidade de Classe
C-Modo de Produção Escravista: -Grécia e Roma. - Propriedade dos meios de produção : propriedade privada -Relações de trabalho: Senhores x Escravos . -Escravo: mercadoria, propriedade, bem móvel, coisa. -Situação do escravo: privado de qualquer direito, podendo ser vendido, alugado ou até morto.
Diversidade de Classe
--Obtenção do escravo : guerra, comércio e pirataria. -Trabalhadores livres: mão-de-obra complementar.
Diversidade de Classe
D- Modo de Produção Feudal -Propriedade dos meios de produção: privada -R elações de trabalho: Senhores X Servos -O s servos não eram escravos pois não eram propriedade de seus senhores.
Diversidade de Classe
-Acesso dos servos á terra : pagamento de impostos ao senhor (serviços e produtos) -O que determina a condição servil é seu vínculo com a terra (preso á terra), recebendo proteção do senhor. -O rigem dessa