A origem da psicanalise e seus conceitos básicos
JOYCY AMBRÓSIO SILVA
PERGUNTAS SOBRE A ORIGEM DA PSICANALISE E SEUS CONCEITOS BÁSICOS
Docente: Maria Lindamir Carvalho
Psicologia na Comunicação
Jornalismo – 2012/2
Cuiabá
Fevereiro de 2014
1. A Psicologia ou as Psicologias
a) O que o texto esclareceu sobre Psicologia que ainda não sabia? Que existe várias “Psicologias”, além de estar ligada em eventos simples do cotidiano como por exemplo a persuasão de um vendedor para vender um produto, essa chamada de Psicologia do senso comum, sendo o senso comum o conhecimento da realidade.
b) Por que texto fala em Psicologias e não Psicologia? a) De acordo com o texto existem dois tipos de psicologia. Uma é a Psicologia do Senso Comum que se trata do conhecimento geral de cada ser humano e a outra é a Psicologia Científica que consiste de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa.
c) Qual o objeto de estudo da Psicologia?
Muito se fala sobre a diversidade de objetos da psicologia e muitos atribuem essa diversidade ao fato de a psicologia ter se desenvolvido como ciência muito recentemente. Muitos argumentam que não foi possível ainda a construção de paradigmas confiáveis e convincentes que pudessem ser adotados sem receio por todos os psicólogos. Provavelmente, a psicologia jamais terá um único paradigma confiável que possa ser adotado por todos sem questionamentos, uma vez que, ela é uma ciência humana e, ciências humanas, são caracterizadas por estudar um ser que é histórico e está em permanente mudança. Outro motivo que contribui para dificultar uma clara definição do objeto da psicologia é o fato de o cientista confundir-se com o objeto a ser pesquisado. No sentindo mais amplo, o objeto de estudo da psicologia é o ser humano e nesse caso o pesquisador está inserido na categoria a ser estudada.
2. A Evolução da