Etapa 3 e 4 Atps teorias psicanaliticas i
A psicanálise surgiu em 1980, criada por Sigmund Freud, medico vienense interessado em achar um tratamento para pacientes com sintomas neuróticos e histéricos. Freud acreditava que a origem dos problemas de seus pacientes vinha da repressão de desejos e fantasias de natureza sexual. O método básico da psicanálise é a interpretação da transferência e resistência com a analise da livre associação, assim o paciente expõe conteúdos reprimidos no inconsciente através da fala. Freud não foi o primeiro a usar o termo inconsciente, mas ele o conceitua e o usa como base de sua teoria, ele traz o inconsciente como uma realidade psíquica, que não e possível abordar e o conhecemos por suas funções: sonhos, chistes, sintomas.
Etapa 3
Para psicanálise nosso comportamento é reflexo do que esta em nosso inconsciente, na maioria das vezes nossas ações podem estar ligadas a algo que permanece presente em nosso inconsciente. Esses conteúdos reprimidos podem nos causar sofrimento, criador da psicanálise Freud desenvolveu o método de cura pela fala, onde o sujeito fica livre para falar o lhe vem à cabeça, para ele era uma forma mais segura de se chegar conteúdos reprimidos do que pela hipnose.
A psicanálise procura entender a causa do sofrimento da pessoa, através de conteúdos inconscientes, mas dentro desta existe vários conceitos para que se possa fazer uma analise, para que possamos entender esses conceitos, antes precisamos conhecer alguns princípios dessa teoria, primeiro o que é inconsciente, pré-consciente e consciência? O primeiro é onde está todos os sentimentos, desejos reprimidos e pulsões, ele se expressa através de nosso comportamento sem que percebamos, no pré-consciente estão ideias, lembranças e sentimentos que podem se tornar a qualquer momento consciente e o consciente é tudo o que estamos cientes no momento. Segundo o que é id, ego e superego? O id é regido pelo principio do prazer, ego serve como mediador, um facilitador entre o