TRABALHO DE PSICOLOGIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito parcial para a conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”
Sumaré
2013
SIGMUND FREUD, JEAN PIAGET, HENRI WALLON E LEV VIGOTSKI, TEÓRICOS DA PSICOLOGIA QUE CONTRIBUÍRAM COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM GERAL.
INTRUDUÇÃO
Este trabalho visa apontar as influências que contribuíram para a história da educação de alguns dos principais teóricos da Psicologia, como Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vigotski.
Tais teorias são fundamentais para ampliar o saber entre educador e educando, pois a partir do entendimento e compreensão das formas de educar, pode-se criar um elo e ambos permitirão a troca do saber.
Entende-se que conhecendo cada indivíduo é possível orientá-lo apropriadamente, de acordo com seu desenvolvimento e necessidades, a fim de cooperar para sua formação educacional.
SIGMUND FREUD
Sigmund Freud é considerado o pai da psicanálise. O austríaco, ainda na condição de estudante, gostava de fazer pesquisas no laboratório de neurofisiologia, na Faculdade de Medicina da Universidade de Viena.
Já médico, Freud aprendeu a hipnose com o neurologista francês Jean Martin Charcot. Insatisfeito, o psicanalista desenvolveu uma das bases da técnica psicanalítica: a Livre Associação, onde o paciente fala tudo que lhe vem em mente, com intuito de revelar neuroses e controlá-las ou fazer com que desaparecessem se conseguissem expressá-las.
Freud associa que as histerias dos adultos provêm de sua infância e começa investigar o surgimento das preocupações que a criança possui.
Embora seus estudos tenham sido voltados para a área científica e apesar de sua total desconfiança na educação, Freud em seus poucos estudos voltados para esta área afirma que “a Educação é uma profissão impossível, pois só