Resumo Cap 6 Ana Bock
As Matrizes da Psicologia Atual
A Psicanálise foi construida por Freud a partir de uma experiência clínica, atendimento de um paciente com a finalidade de cura. A psicanálise procura pelo método hermenêutico procedimentos capazes de atingir o inconsciente e o faz por meio da linguagem.
O Behaviorismo tem uma matriz investigativa e nasceu na universidade colocando a pesquisa como sua principal forma de construção da teoria, busca resolver com o método problemas concretos a partir da noção de comportamento. O Behaviorismo procura garantir objetividade à análise do fenômeno psicológico por meio de indicadores do psiquismo que sejam plenamente observáveis, como é o caso do comportamento humano ou animal.
A teoria da Gestalt busca construir uma psicologia que leva em consideração as formas de percepção, ou seja, como as pessoas compreendem o seu entorno. A percepção do mundo é a porta de entrada da consciência, do ponto de vista fenomenológico( a teoria de Gestalt é a mais ligada a Filosofia, tendo suas origens na Fenomenologia) mas o fundamental é como a consciência decodifica o que é apreendido. A Gestalt combina a objetividade o meio do fenômeno da percepção (observável) e subjetividade pela avaliação ( atribuição de sentido ) do percebido ela consciência.
A Psicologia Analítica de Jung .
Carl Gustav Jung (1875-1961), suíço.
O encontro de Jung com Freud se dá por volta de 1906 e a partir de 1912 Jung demonstra por meio de publicações desacordo com os caminhos assumidos pela Psicanálise e, em 1913 ocerre a ruptura e construiu a Psicologia Analítica.
A ruptura com a Psicanálise permite a Jung reelaborar vários dos conceitos da Psicanálise e construir outros. O inconsciente junguiano é imanente e há material inconsciente genuíno, ou seja, o inconsciente transcende o próprio sujeito e se caracteriza como inconsciente coletivo.
Segundo Jung o inconsciente individual descansa sobre um mais profundo que não se origina na experiência pessoal, pois