A origem da palavra ser
Você sabe o que significa a palavra “SER”?
Esta palavra foi criada há milhares de anos atrás, quando as pessoas ainda usavam suas pernas para caminhar, seus braços para acolher e seus olhos para se maravilhar com o mundo...
Naquele tempo, elas não haviam criado um nome para se definir, para explicar o que eram... Assim, referiam a si mesmas citando três características que consideravam essenciais para viverem plenamente no mundo. Com o passar do tempo, sentiram necessidade de encontrar uma palavra que resumisse estas três características, para facilitar a comunicação entre elas.
Dessa necessidade, nasceu uma ideia: decidiram unir as iniciais destas três palavras, formando um nome único, que simbolizasse a essência humana. E foi desta união, que surgiu a palavra “SER”.
Quais eram estas três palavras?
S entir
E ntender
R ealizar
As três dimensões da essência humana...
Dizem que nesta época, esquecida pela humanidade atual, as pessoas compreendiam profundamente o sentido da vida na Terra, e por isso também sabiam o que acontecia quando alguém se esquecia ou menosprezava em si mesmo uma destas três características essenciais.
Por isso, a partir da primeira palavra criada – “SER” – definiram nomes para aqueles a quem acontecia isso:
Quando faltava a alguém a capacidade de SENTIR, ela se tornava um “ER” – um tipo de humano que vivia a “ERrar”, ou seja, a vaguear pelo mundo, mecanicamente, sem entusiasmo, por ser incapaz de sentir o pulso da vida, de si mesmo e do mundo. Este tipo de pessoa não conseguia compreender que Entender o mundo não é suficiente para saber. Não tinha afeto, não sentia emoções. E assim Realizava sem verdadeira vocação.
E quando faltava a alguém a capacidade de ENTENDER, a pessoa se tornava um “SR”, ou seja, um tipo de humano que, por ser incapaz de entender o outro, suas necessidades e limitações, sabia somente mandar, controlar e ordenar. Este tipo de pessoa não percebia