A Origem Da Filosofia
Formação da sociedade Ocidental
CENTRO UNIVERSITÁRO CESMAC
CURSO DE JORNALISMO
MACEIÓ/AL
MARÇO DE 2015
Aridiane Araújo
Formação da sociedade Ocidental
Trabalho entregue com requisito parcial para avaliação na disciplina de Sociedade e meio ambiente do professor Jorge Vieira do curso de jornalismo da Faculdade de Educação e comunicação – FECOM.
CENTRO UNIVERSITÁRO CESMAC
CURSO DE JORNALISMO
MACEIÓ/AL
MARÇO DE 2015
A origem da filosofia
Filosofia significa amor pelo saber, ocorre que alguns gregos insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, com os acontecimentos humanos e suas ações podem ser conhecida pela razão. A filosofia podia ser conhecida por todos por meio das operações mentais de raciocínio, que são as mesmas em todos os seres humanos.
O lado da filosofia grega para o ocidente europeu
Tendência à racionalidade é definida ao homem como ser racional, significa que a razão humana ou o pensamento é a condição de todo conhecimento verdadeiro. Para cada problema ou dificuldade seja investigado é solucionado, racionalmente em conformidade com os princípios e as regras do pensamento verdadeiro. Sendo reunião ou fusão de várias coisas numa união íntima para forma uma toda. O pensamento generaliza, isto é, encontra sob as diferenças a identidade realizando uma síntese. Os gregos instituíram para o Ocidente europeu as bases e os princípios fundamentais do que chamamos razão, primeiro lugar, a ideia de que um conhecimento não é algo que alguém impõe e sim algo que deve ser compreendido por todo. A cosmologia que significa “ordem e organização”, são conhecimentos que o pensamento humano, por sua própria força e capacidade, pode alcançar. Pois a ideia de que o pensamento é coerente e capaz de conhecer a realidade porque segue leis lógica de funcionamento. Graças à afirmação de identidade, o pensamento pode distinguir e diferenciar os seres. O agir humano exprime a conduta de um ser racional