RESUMO CAP 2
2.1- CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade: explora as relações entre desenvolvimento econômico, qualidade ambiental e equidade social. Começou a ser delineado em 1972, quando a ONU promoveu a Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente Humano.
Nas ultimas décadas, o termo tornou-se um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação das necessidades presentes não deve comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.
Uma sociedade sustentável não coloca em risco dos recursos naturais (água, solo, ar, vida vegetal) do qual depende.
A Conferência teve dois resultados formais:
Uma Declaração de Princípios de Comportamento e Responsabilidade que deveria servir de orientação para as decisões relativas às questões ambientais.
Um Plano de Ação que convoca os países, os organismos das Nações Unidas e a comunidade internacional a cooperarem no sentido da busca de soluções para os problemas ambientais.
Cresce então a consciência em relação a degradação ambiental e a poluição, e a necessidade de se buscar um modelo capaz de assegurar o equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONCEITO EM ASCENSÃO
A ONU retomou o debate das questões ambientais por meio da criação, em 1983, da Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Comissão Brundtland).
Os resultados dessa Comissão foram publicados em 1987, no relatório chamado “Nosso Futuro Comum”, onde reforçava a crítica ao modelo de crescimento com exploração excessiva dos recursos naturais.
De acordo com Brundtland, desenvolvimento sustentável procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.
Então é necessário que os planejamentos e execuções dos governos sejam definidos em termos de sustentabilidade. Seguindo o equilíbrio entre os seguintes aspectos:
Econômicos