Rela Es Ecol Gicas
As intraespecíficas, que ocorrem entre seres da mesma espécie;
As interespecíficas, entre seres de espécies diferentes.
É comum diferenciar-se as relações em harmônicas e desarmônicas. Nas harmônicas não há prejuízo para nenhuma das partes associadas, e nas desarmônicas há. Relações Intraespecíficas Harmônicas
a) Colônias
Agrupamento de indivíduos da mesma espécie que revelam um grau de interdependência e se mostram ligados uns aos outros, sendo impossível a vida quando isolados do conjunto, podendo ou não ocorrer divisão do trabalho.
Ex.: As cracas, os corais e as esponjas vivem sempre em colônias. b) Sociedades
São agrupamentos de indivíduos da mesma espécie que têm plena capacidade de vida isolada mas preferem viver na coletividade. Os indivíduos de uma sociedade têm independência física uns dos outros. Pode ocorrer um certo grau de diferenciação de formas entre eles e de divisão de trabalho com alguns insetos denominados sociais (que formam sociedade). A comunicação é feita através dos ferormônios - substâncias químicas que servem para essa função. Os ferormônios são usados na demarcação de territórios, atração sexual, transmissão de alarme, localização de alimento e organização social.
Ex.: As formigas, as abelhas e os cupins Relações Intraespecíficas Desarmônicas
a) Canibalismo
Canibal é o indivíduo que mata e come outro da mesma espécie.
Ex.: Ocorre com escorpiões, aranhas, peixes, planárias, roedores, etc. Na espécie humana, quando existe, recebe o nome de antropofagia b) Esclavagismo
O esclavagismo ocorre entre indivíduos da mesma espécie, mantendo como principal característica o fato de um indivíduo beneficiar-se do trabalho do outro.
Ex: Os leões aproveitam-se das fêmeas para caçar, cuidar dos filhos e fazer todos os trabalhos.
c) Competição
Indivíduos da mesma espécie competem por um ou mais recursos que, na