Rela es Ecol gicas texto
Nome: Laysa Cristina Pereira Leandro
Serie: 6º Ano
Professora: Sheylla
Disciplina: Ciências
RELAÇÕES ECOLÓGICAS
DESARMÔNICA: Quando os Seres Vivos se relacionam e pelo menos um deles é prejudicado.
HARMÔNICA: Quando nenhum dos organismos que se relacionam é prejudicado.
RELAÇÕES HARMÔNICAS
MUTUALISMO: No mutualismo, os dois organismos são beneficiados, e essa relação é considerada de dependência, pois eles não vivem separadamente.
PROTOCOOPERAÇÃO: A protocooperação é parecida com o mutualismo, porém nela a associação não é obrigatória e os seres envolvidos podem viver separados, sem ter qualquer tipo de prejuízo.
SOCIEDADE: Como ocorre com as formigas, cupins e abelhas, por exemplo, a sociedade é formada por um agrupamento de indivíduos da mesma espécie entre os quais há divisão de trabalho.
COLÔNIA: Também se trata de agrupamentos da mesma espécie, porém, diferenciam-se da sociedade por serem unidos anatomicamente.
INQUILISMO: É uma relação no qual um ser vivo utiliza o outro como moradia. Essa relação não causa nenhum tipo dano ao organismo que é habitado e também não retira dele nenhum alimento.
COMENSALISMO: Nessa relação, um dos organismos é beneficiado, enquanto o outro não sofre nenhum prejuízo nem beneficio.
RELAÇÕES DESARMÔNICAS
PARASITISMO: Há uma relação de parasitismo quando um organismo (parasita se instala no corpo de outro hospedeiro) para extrair alimentos.
ECTOPARASITAS- FORA ENDOPARASITAS-DENTRO
CANIBALISMO: É quando um organismo mata e se alimenta de outro da mesma espécie, como ocorre com algumas aranhas e alguns insetos.
PREDATISMO: É uma relação na qual uma espécie mata a outra para utilizá-la como alimento. Essa relação é marcante nas cadeias e teias alimentares.
COMPETIÇÃO: É quando acontece competição entre indivíduos de uma mesma espécie ou entre espécies