Rela Es Ecol Gicas
Relações ecológicas
Alunos: Leonardo Brener da Silva e Elizatan
Matéria: Biologia
Professor:
Turma: 1º H
Betim
2015
Introdução Na natureza as populações de duas ou mais espécies que convivem em um mesmo habitat podem desenvolver relações favoráveis ou desfavoráveis para uma ou para todas as participantes da relação num determinado espaço. As relações ecológicas podem ser positivas e negativas, ou seja, podem favorecer ou desfavorecer um indivíduo, elas vão permitir o crescimento, a densidade populacional, ou regular o mesmo. Elas são resultantes das atividades realizadas no mesmo espaço (espaço compartilhado) na aquisição de recursos alimentares, reprodutivos. Neste trabalho, vamos estudar as interações ecológicas, compreender as interações entre os seres vivos na comunidade e na natureza em geral, identificar as relações interespecíficas e intraespecíficas e a sua caracterização.
Relações ecológicas
São as relações existentes entre os seres vivos ou entre estes e o meio ambiente. Estas relações podem ser harmônicas, quando não ocorre prejuízo entre as espécies envolvidas ou desarmônicas, quando uma espécie sai em vantagem em detrimento da outra.
As relações ecológicas ocorrem dentro da mesma população (isto é, entre indivíduos da mesma espécie), ou entre populações diferentes (entre indivíduos de espécies diferentes). Essas relações estabelecem-se na busca por alimento, água, espaço, abrigo, luz ou parceiros para reprodução.
Relações Harmônicas (relações positivas)
Intraespecífica (entre indivíduos da mesma espécie)
Sociedade
União permanente entre indivíduos em que há divisão de trabalho. Ex.: insetos sociais (abelhas, formigas e cupins).
O que mais chama a atenção em uma colmeia é a sua organização. Todo o trabalho é feito por abelhas que não se reproduzem, as operárias. Elas se encarregam de colher o néctar das flores, de limpar e defender a colmeia e de alimentar as rainhas e as larvas (as futuras