Resumo Cap 2
Gestão Economia de Mercados Internacionais
DENIS MARIANO RONDINI
GUILHERME EVANGELISTA
ÉZIO KEVIN GRETER
LUCAS RAMOS ZIETLOW
Resenha: A Globalização dos Mercados e Internacionalização da Empresa
No capítulo 2 do livro Negócios Internacionais, dos autores S.Tamer Cavusgil, Gary Knigth e John R.Reisenberger eles abordam o tema globalização dos mercados internacionais, que nada mais é do que uma integração e a criação da interdependência entre as diversas economias pelo mundo. Tal fenômeno tem acontecido desde as antigas civilizações com o começo do comércio além das fronteiras. E até os dias atuais a globalização já passou por 4 fases, todas potencializadas por fatores internacionais, que levam as economias a comercializarem produtos entre elas.
Com o passar do tempo e a aparição de novas tecnologias, essa relação foi aumentando e ganhando importância.
A primeira fase desta globalização aconteceu por volta de 1830, quando se apresentou o desenvolvimento das ferrovias, a melhoria dos transportes marítimos e a expansão das grandes empresas de manufaturas e comércio.
Já a segunda fase, ocorreu por volta de 1900 e teve seu auge por volta de 1930, nesse período o que intensificou este fenômeno foi o aumento da produção de energia elétrica e com a Segunda Guerra Mundial.
A terceira fase surgiu devido ao crescimento das novas potências e à necessidade de reconstrução dos países após a guerra, portanto esta fase tem como ápice 1945.
E a quarta fase, e atual, teve como iniciativa o crescimento de TI, internet e diversos avanços tecnológicos.
Para regulamentar estes comércios e estes investimento internacionais existe a Organização Mundial do Comércio.
Atualmente, empresas estão sendo praticamente obrigadas a reagir e buscar vantagens nos acontecimentos que intensificam a globalização. Apesar de muitas empresas já tratarem a internacionalização como uma necessidade estratégica para o sucesso da mesma, para isso analisam oportunidades no