A origem da fala
COMO, QUANDO E POR QUE O SER HUMANO COMECOU A FALAR; Um grupo de especialistas concluiu que a combinação humana foi consequência de processos separados ocorridos a milhões de anos. Os Antropológos, Chierelli e Ciani sintetizaram essa tranformação que originou a linguagem.
Os musaranhos, pequenos mamíferos que viviam no chão, passaram a subir em arvores, e para se adaptar desenvolveram a visão binocular em cores, que permitia visualizar melhor o ambiente, aumentando sua defesa e sobrevivência.
Posteriormente surgiu o polegar oponível, facilitando sua locomoção entre os galhos das arvores. Já com a postura ereta, consequência em longo prazo do polegar oponível, não precisavam mais das mãos para se locomover. Então seguravam a comida ficando a boca livre. Usavam a mão direita para segurar objetos, a esquerda se especializava na localização. Essa divisão levou a lateralização do cérebro dos primatas. O lado esquerdo do cérebro coordena o movimento do lado direito do corpo e o direito coordena o lado esquerdo. O lado esquerdo do córtex é responsável pela fala.
Com a diminuição das florestas africanas, o campo aberto aumentou, então os descendentes do musaranho tiveram de se adaptar. O território maior formou neles um mapa mental aprimorado, o tecido cerebral aumentou, a face diminuiu, a postura ereta intensificou-se. A laringe ficou afundada e a língua presa perto da garganta. A laringe tornou-se uma caixa de ressonância mais aperfeiçoada e a língua passou a ter mais espaço na boca. Os ancestrais passaram a preparar alimentos com as mãos e leva-los a boca, como humanos. Para sobreviver passaram a caçar em grupos usando instrumentos, isso os estimulou a comunicação. Acredita-se, inicialmente a linguagem era mais gestual, mas, à medida que as mãos ficavam ocupadas com os instrumentos, não podiam gesticular, então se desenvolveu a fala. Provavelmente a linguagem surgiu com a necessidade da divisão do trabalho que