Origem da Fala
Sabemos que a fala é um dos principais meios para existir a comunicação hoje. Por volta de cinco e quatro milhões de anos atrás em algum lugar do continente africano, ainda não éramos classificados como humanos e sim como espécie da ordem dos primatas que, na realidade, surgiu pelo menos, 70 milhões de anos. A comunicação entre eles era semelhante ao dos principais mamíferos; gritos, urros, grunhidos, rosnados.Posturas corporais que procuravam traduzir a necessidade de comer,acasalar,brincar, e também por outro lado, revelam ameaça ou aviso de perigo.
A Origem Mítica da Fala A civilização judaico-cristã encontrou seus protagonistas nos relatos de Moisés sobre a criação, o Dilúvio e sobre o começo das Nações e dos idiomas. O mito, no entanto nos mostra as primeiras famílias lingüísticas encontradas na família de Noé.
O estudo com primatas não- humanos Na França, na região de Cro-Magnon, o antecessor direto do homem moderno, o home Neandertal, já possuía um grande desenvolvimento cultural e ao invés de fabricarem seus instrumentos com pedras lascadas,trabalhavam com uma pedra muito mais dura,o sílex,marfim e ossos,produzindo utensílios, armadilhas,anzóis e armas de caça... Já haviam dominado o fogo, praticavam uma economia coletora de subsistência, cultuavam seus mortos e dominavam, assim surgem os primeiros sinais de uma linguagem articulada. Apenas na década de 1960 se compreendeu que a própria fala é um importante componente da capacidade humana de usar a linguagem.
Aparelho da fala humana A língua está posicionada inteiramente dentro da cavidade bucal, formando sua margem inferior. A laringe move-se para cima em direção ao interior da nossa faringe durante a respiração, fornecendo ao ar uma passagem do nariz para os pulmões.
Percepção da fala Os ouvintes recebem uma freqüência de sinais que acontece mesmo quando estes sinais apresentam degradações. A formação do som é particular. Exemplo: O Telefone. A