diferença entre fonética e fonologia e origem da fala
JÔNATAS ALDERI DIAS BORGES
INTRODUÇÃO
O objetivo do texto é mostrar a origem da fala humana, a diferença entre fonética e fonologia e como elas estão relacionadas, história e importância do alfabeto fonético. O foco é sobre os aspectos fônicos da fala humana. O trabalho se divide em origem da fala humana, diferenças entre fonética e fonologia, seus respectivos conceitos e alfabeto fonético. Autores que embasam o trabalho são: Atkinson, Gregory, Callou e Leite (1990), Ferreira (2007).
DESENVOLVIMENTO
As definições são de que a fala humana surgiu na África, fonética e fonologia têm diferenças e relações, os autores que tratam do objeto de estudo são: Atkinson, Gregory, Callou e Leite (1990), Ferreira (2007), as características deste trabalho é uma pesquisa sobre a origem da fala, esclarecimento de conceitos a respeito dos aspectos fônicos, o objeto de estudo ocorre no continente africano, América Latina e em países onde se fala português.
ORIGEM DA FALA HUMANA
No período paleolítico, os homens das cavernas, com sua inteligência atrofiada, deviam se comunicar através de mímicas, gritos, gemidos. Assim como existem hoje animais que não se expressão bem. Com o passar do tempo foi-se criando formas de linguagem primitivas e posterior a esse período um melhor desenvolvimento. A arte rupestre, são as primeiras formas de escrita da humanidade, escrita é a representação do que se fala de forma oral. Surgiu na África a linguagem falada. O site http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/ publicou no dia 14/04/2011 uma reportagem de um trabalho cientifico a respeito deste tema. A pesquisa foi realizada em 504 línguas diferentes no qual se concluiu que existem mais fonemas nas línguas da África do que nas línguas da América do sul e povos do pacifico. O pesquisador Quentin Atkinson, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia explicou: ¨Eu sabia que uma das evidências que dão suporte à origem do homem moderno na