BREVE BASE TEÓRICA A RESPEITO DE: FONÉTICA; TRANSCRIÇÃO FONÉTICA; SOCIOLINGUÍSTICA; VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
SOCIOLINGUÍSTICA; VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
INTRODUÇÃO
A língua portuguesa é uma grande miscigenação da língua portuguesa com a indo-europeia, e também a língua indígena do Brasil e o crescimento populacional trazem consigo uma ampla abertura, também para as mudanças linguísticas. E as buscas pelos conhecimentos das línguas tem sido a grande realização dos estudiosos da área. O estudo da linguística mostra que o desenvolvimento nas últimas décadas, a língua sofreu e vêm sofrendo grandes modificações, que consiste no campo da norma culta ou popular, mostrando o falar das pessoas, estejam elas na classe alta, média ou baixa. Suas variações sejam na esfera cultural, sociais geográficas históricas. E a sociolinguística e a ciência que tem sido usada para este fim. A fonologia na Gramática é a parte a que estuda o comportamento dos fonemas de uma língua, tomando-os como unidades sonoras capazes de criar diferença de significados, enquanto que a fonética estuda as particularidades dos fonemas, ou seja, as variações que podem ocorrer na realização dos fonemas, principalmente de uma região do país para outra.
Também podemos verificar que há diferenças entre o alfabeto normal e o alfabeto fonético. No presente trabalho será apresentado um paralelo entre estas ciências, bem como mostrar as diferenças regionais presente na Língua Portuguesa em nosso país.
PALAVRAS CHAVES: língua, fala, linguística, variação, estudo, mudança, sociolinguística, fonética.
ABSTRACT
The English language is a broad mixture of Portuguese with the Indo-European language and also Brazil's indigenous population growth and brings a wide opening also for linguistic changes. And the search for knowledge of languages has been the great achievement of scholars in the field. The study shows that the linguistic development in recent decades the language suffered and are suffering great changes, consisting in the