A origem comum e o respeito a todos
Evoluímos há milênios do macaco tornando-nos homo sapien sapiens. Organizando-nos em estruturas sociais, estabelecemos leis e regras de convivência e ainda assim cometemos faltas que o macaco não cometeria contra outro de seu grupo. O preconceito étnico racial é uma delas.
Não há explicação plausível para maltrtar, segregar ou subjugar um outro ser humano baseado na mcor da pele.
Os homens "inventaram" o preconceito étnicco racial como forma de facilitar a imosição do domínio de brncos sobre negros e índios. O mito da inferioridade racial serviu para justificar acolonização e a servidão. O branco europeu colonizou e neocolonizou nações inteiras justificando suas atitudes com a crença de que povos inferiores dependiam da ajuda política e econômica de outros mais evoluídos. Muitas atrocidades foram cometidas em nome dessa "ajuda" .
Comer uma banana em rede nacional ou em fotos para o facebook não resolve um problema que afeta ainda hoje negros de qualquer nível social ou categoria profissional. Segundo Darwin, vimos do macaco, mas para onde vamos, se não aceitarmos que as diferenças não fazem melhores ou piores?
As diferenças só nos torna diferentes e respeito não vem com bananas. Respeito pelo outro é consequência de esclarecimento e boa educação. Porém , se ainda assim, ele não ocorre, é