A ORGANIZAÇÃO COMO UM AMBIENTE VIVO: A influência das relações humanas no ambiente de trabalho
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 ETICA 7
5 MULHER E ECONOMIA 8
6 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo teve como base o texto “Gentileza ou assédio: conflitos de gênero e de raça nas relações de trabalho”, e tem como objetivo o estudo das relações humanas no ambiente de trabalho.
Neste contexto, abordaremos as situações de conflitos entre as pessoas no que se refere as situações de chefia, capacidade de resolução de conflitos e os interesses de cada indivíduo frente a formação das equipes. Tendo em vista a disputa acirrada em que os ambientes de trabalho estão inclusos e as diversas formas de preconceito a que estão sujeitas.
Abordaremos também as consequências dos aborrecimentos e desconfortos no trabalho para com a vida pessoal dos funcionários. Citaremos a ética no ambiente de trabalho e nos ambientes em geral.
Estudaremos o mercado de trabalho e a situação da mulher e a discriminação enfrentada pela mesma nos ambientes de trabalho. A discriminação salarial e setorial.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1. PERSONAGENS ENVOLVIDOS
Conforme se pode observar no texto, há três pessoas envolvidas diretamente no caso, Fernando que é o chefe e teve que se afastar por problemas de saúde. Carla, a mais antiga das funcionárias, pós-graduada e com capacidade técnica para assumir o cargo de substituta de Fernando e Ricardo, que é o mais novo da equipe, segundo o texto, com personalidade expansiva, brincalhão e disponível a ajudar.
2.2. IDENTIFICAÇÃO DO CONFLITO
O conflito que se observa no texto, inicia-se com a substituição de Fernando por Carla, que tenta gerenciar a equipe e acaba sofrendo pelo assédio de Ricardo, que por diversas vezes investe de modo agressivo contra Carla. Ricardo por sua vez, já demonstrara em momentos anteriores certa resistência a Carla Poe ela ser de