Gestão do conhecimento
Disciplina: Gestão do conhecimento
Professor Ead: Rosane Zamberlan Belle
Polo: Goianinha – RN (23048)
Gestão do conhecimento nas organizações que buscam aprimoramento e competitividade Bárbara Cristine de Oliveira Figueiredo RA: 282484
Email: barbaracfigueiredo@gmail.com
GOIANINHA / RN
2012
1. INTRODUÇÃO
O ambiente externo influencia de forma direta, incent ivando as organizações a se adequarem de forma rápida e acelerada, fazendo com que as empresas incluam novas formas de competição, utilizando os avanços tecnoló gicos, investindo e mod ificando a força de trabalho , valorizando cada vez mais o valor intangível dentro das organizações.
Pois atualmente o
patrimônio ind ispensável para as empresas não é a fábrica e seus equipamentos, mas sim o conhecimento acumulado e as pessoas que o possuem.
A gestão do conhecimento enquanto prática busca registrar, compartilhar e reter na empresa, os “fazeres” e os “saberes” exclusivos e que podem conferir valor e diferencial competit ivo do negócio. Diante de ações que precisam ser implantadas de forma co nt ínua e rápida as empresas se preparam para o inevitável: mudar ou morrer.
2. ETAPA1 – GESTÃO DO CONHECIMENTO
Segundo Yara Resende apud (1997) Nonaka e Takeuschi descrê a mais autêntica expressão e prática da gestão do conhecimento co mo, cult ivar relações, harmonizar e interagir, compartilhar e ousar de maneira a inovar, se deixar conhecer e buscar o aperfeiçoamento através do conhecimento. Para os autores “o conhecimento, diferentemente da informação, refere-se a crenças e compromissos”.
A empresa Natura Cosmét icos apostou na gestão da informação e do conhecimento, como oportunidade de agregar valor e diferencial competit ivo ao negócio. Em seus 34 anos de atividades tem o compromisso com um modelo de gestão de negócio que promove o desenvolvimento sustentável, através da relação do homem com a natureza. Sua razão