A obra de arte é signo do homem
SENDO O HOMEM ÚNICO ESTE SIGNO DIVERGE A CADA INDIVÍDUO. O PRODUTOR E O PROPRIETÁRIO TEM A OBRA DE ARTE COMO EXPRESSÃO SENSÍVEL DO BEM (O QUE É DESEJÁVEL). PARA O PRODUTOR A OBRA É A EXPRESSÃO MATERIAL DE UMA IDÉIA (IDEALIZAÇÃO) PREEXITENTE, PARA O PROPRIETÁRIO É A IDÉIA QUE SE DEENVOLVE DENTRO NA REPRESENTAÇÃO MATERIAL (OBRA) . A MESMA IDÉIA PODE SE MATERIALIZAR EM VÁRIAS OBRAS, CADA UMA SENSÍVEL DE FORMA DIFERENTE A CADA INDIVÍDUO E AINDA ASSIM PERMANECER AUTÊNTICA. NESTE CONTEXTO É O MERCADOR QUE DÁ VALOR A OBRA E OFERECE AO CONSUMIDOR SEU “SONHO”. CADA INDIVÍDUO SOCIAL (PRODUTOR, PROPRIETÁRIO, MERCADOR E CONSUMIDOR) ATRIBUI A OBRA SIGNIFICADOS DIFERENTES:
- PRODUTOR: A OBRA É DERIVADA DE UMA IDÉIA MAIOR QUE ELA MESMA, INCORRUPTÍVEL EM SEU CONCEITO, MAIS SUJEITA A FALHAS NA EXECUÇÃO E A ARRANJOS INDESEJÁVEIS ENQUANTO MATERIAL.
“... A REALIDADE MATERIAL (O SER) É INCAPAZ DE PRESERVAR A BELEZA IDEAL (O DEVER SER).”
- PROPRIETÁRIO: A OBRA É BEM EM SÍ, POIS DELE É POSSE E A ELE SOBREVIVE PARA ALÉM DE SUA GERAÇÃO, É O BEM DURÁVEL.
“O OBJETO É BELO PORQUE É MELHOR QUE O SUJEITO, UMA VEZ QUE A COISA POSSUI UMA ORIGEM, MAIS NÃO UM FIM.”
- MERCADOR: A OBRA É O DESEJO E A CONQUISTA DE ALGUÉM, MOEDA DE TROCA QUE ELE PODE PROVER.
“O OBJETO BELO É A SUBLIMAÇÃO DO DESEJO HUMANO”
- CONSUMIDOR: ATRIBUI SIGNIFICADO A OBRA A PARTIR DA SUA EXPRESSÃO MATERIAL (OBJETO), QUANDO ESTE SUPRE SUAS NECESSIDADES.
“... A BELEZA NÃO RESIDE NA ORIGEM DO OBJETO, MAIS EM SEU FIM.”
• A OBRA DE ARTE É BELA PORQUE ESPELHA O HOMEM.
O OBJETO ARQUITETÔNICO É AVALIADO PELOS ENTES SOCIAIS A PARTIR DO GRAU DE IDENTIDADE CONSIGO MESMO E O GRAU DE NEGAÇÃO EM RELAÇÃO AO OUTRO. SÃO DUAS BELEZAS, UMA POSITIVA E UMA NEGATIVA, UM EDIFÍCIO É ADMIRADO POR SUAS QUALIDADES E DEFEITOS, JÁ QUE ATRIBUIMOS AS FALHAS ÀS IMPERFEIÇÕES DO OUTRO.
-“UM TEMPLO EM RUINAS É SUBLIME, EMBORA SUA ESTRUTURA PORTANTE TENHA SIDO DESTRUÍDA, ASSIM COMO É BELA A