Documento
Grande parte dos índios atualmente já se adequou a modernidade, vivendo em casas com luz elétrica, filhos matriculados na escola, cursando faculdade, outros já formados e atuando como professores, por exemplo, contribuindo para melhoria da educação de suas tribos e comunidades, sem abrir mão de sua cultura. Vivendo de maneira digna os índios são exemplos para muitos povos que se denominam melhores, não perderam sua origem, mas aprenderam a viver de forma digna perante os brancos. dança indígena
As danças indígenas trazem a história e a tradição desse povo, nelas contêm informações ancestrais com muitas simbologias. Os movimentos corporais contêm expressões que podem ser denominada como ritual. As danças circulares representam uma forma de integração, celebração, autoconhecimento e cura ajudando na expansão da consciência. O ritual da dança da chuva é considerado pelos antepassados como uma espécie de ligação e adoração ao espírito da terra, para fartura na colheita e fertilidade.
Os índios com seus conhecimentos e consciência ambiental têm muito a ensinar, povo sofrido de grande importância na história dá exemplo de amor e fidelidade à natureza.
Alimentação dos índios
A alimentação dos índios em relação às outras culturas é bem mais saudável, mesmo aqueles que foram se integrando com a realidade moderna ainda consomem muitos alimentos naturais isentos de agrotóxicos, pois são eles mesmos que plantam e cultivam. Numa aldeia indígena a preparo dos alimentos é sempre das mulheres, aos homens cabem à função de plantar, caçar e pescar. Seus principais alimentos consumidos são frutas, legumes, verduras, raízes, peixes, cereais, castanhas e carne de animais caçados como capivara, porco do mato, etc.
Índios na antiguidade
A presença dos índios no território brasileiro é muito anterior ao processo de ocupação estabelecido pelos exploradores europeus que aportaram em nossas terras. Segundo os dados presentes em algumas estimativas, a população