A nova contabilidade
Este trabalho tem como objetivo esclarecer e exemplificar modelos, conceitos e definições a respeito da contabilidade social de maneira resumida através do livro A Nova Contabilidade Social - Uma introdução á macroeconomia de Leda Maria Paulani e Marcio Bobik Braga, capítulo 1.
A contabilidade social é um estudo que surgiu através do pensamento econômico com a evolução dos conhecimentos de macroeconomia. A partir dos problemas econômicos mundiais após guerra, percebe-se a importância de compreender como mensurar dados das transações econômicas. Em decorrência disto e do pensamento de Keynes de analisar de forma dinâmica e sistêmica tem-se a aceleração do estudo da Contabilidade Social.
A contabilidade social agrega o sistema de contas nacionais de um determinado pais em um determinado período de tempo, porem, de maneira mais especifica, trata-se de um instrumento estatístico que de forma sistematizada tem o objetivo de permitir uma visão quantitativa, mais precisa possível, de mensuração das movimentações econômicas em um período de tempo determinado. Isto tudo para guiar as autoridades nas tomadas de decisão para melhor enfrentar os cenários econômicos.
Para melhor compreender o conceito de contabilidade social, faz-se necessário o conhecimento de alguns conceitos básicos:
1.2.1 Considerações Iniciais
A partir do pensamento de Keynes, foi entendido que a melhor maneira de mensurar estatisticamente a contabilidade social é a partir de um todo. Primeiramente, é essencial avaliar a identidade existente entre determinado tipo de transações ocorridas em determinada economia. Como por exemplo a relação entre as identidades básicas do sistema econômico e fluxo circular de renda. Considerando que tudo em um sistema econômico pode ser mensurado, avaliado monetariamente e transformado em moeda. A primeira identidade mencionada é “venda = compra”. Isso na verdade se define numa troca, que ambos os lados abrem mão de algo e