A nova era da contabilidade
O mercado cada vez mais competitivo, a globalização e a crescente informatização exigem que o profissional da área contábil enfrente vários desafios. Os clientes têm mudado suas necessidades, sempre em busca da qualidade e de melhores serviços. Sendo assim, o profissional contábil deve estar atento aos novos paradigmas que surgem, abandonando o que estiver ultrapassado. É época de mudar, atualizar, identificar as necessidades das entidades, fornecer informações objetivas e com qualidade, sabendo utilizá-las e transmiti-las de forma que sejam úteis aos gestores das organizações.
Vivemos hoje a era do conhecimento, do capital intelectual, onde o poder de manipular o conhecimento é o ponto chave das grandes decisões. E é este capital que as empresas estão procurando, principalmente no setor contábil: de profissionais que possam interagir e estudar as realidades políticas, sociais e financeiras e toda e qualquer variável que possa determinar o rumo a ser tomado por elas. O contabilista deve ter consigo que é um trabalhador do conhecimento, um profissional valioso, procurado por seu talento e trabalho.
Para sobreviver nestes novos tempos, o profissional contábil deve possuir, agilidade, perspicácia e disponibilidade para resolver os problemas que surgem. Sendo assim, o que importa é a capacidade de aprender a lidar com mudanças, com as idéias de melhorias. O desejo de aprender deve estar dentro do profissional contábil que deseja ser bem sucedido.
As empresas passam por transformações que lhes impõem ações rápidas. Seus produtos possuem vida curta e os investimentos em melhoria nos processos produtivos começam a ser suplantados pelos investimentos em desenvolvimento de novos produtos para novos mercados.
Conclui-se que num ambiente de intensas mudanças social, econômica e tecnológica, nenhuma empresa pode se manter estática diante das adversidades e conduzir o processo contábil, vivenciado até pouco tempo, como uma mera rotina econômico-fiscal