A norma IEC 479 - descarga estatica
A norma IEC 479-1 classifica os tipos de choques perigosos. São eles:
CONTATO DIRETO:
Um contato direto se refere ao contato de uma pessoa com um condutor que normalmente está energizado.
CONTATO INDIRETO:
Um contato indireto ocorre quando um indivíduo, ao tocar num material isolante, sofre um choque elétrico em decorrência de uma falha de isolação, aterramento ou alguma outra causa.
Com a finalidade principal em garantir a segurança das pessoas a NBR 14039, norma técnica brasileira de MT, e a NR-10, norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, exigem que todas as instalações elétricas tenham um aterramento.
O Aterramento das massas e dos elementos estranhos à instalação tem como objetivo garantir a proteção contra choques por contatos indiretos e prover um sistema ou instalação elétrica um potencial de referência e/ou um caminho de baixa impedância para a corrente residual. A circulação de cargas elétricas, através de uma conexão à terra, evita que a corrente elétrica circule pelas pessoas, evitando que elas sofram choques elétricos. Como o corpo humano é capaz de conduzir eletricidade, se uma pessoa se encosta a um equipamento elétrico ela estará sujeita a levar um choque, que nada mais é do que a sensação desagradável provocada pela passagem dos elétrons pelo corpo. Com isso uma forma de garantir a proteção contra choques é desviando essas cargas elétricas da pessoa, ou seja, criar um melhor caminho para a circulação de cargas elétrica que no caso é o caminho de menor resistência. Com isso o aterramento adequadamente projetado e instalado minimiza os efeitos destrutivos de descargas elétricas em equipamentos elétricos, além de proteger os usuários de choques elétricos.
O corpo humano é muito sensível à passagem da corrente elétrica. Isto ocorre porque as atividades musculares, incluindo a respiração e os batimentos cardíacos são controlados por tensões elétricas internas. A passagem de corrente