redes de computadores
Hoje em nosso meio, tornou-se de uso comum em diversas áreas o uso das redes para envio e recebimento de informação, para que as mesmas possam ser entregues de maneira mais rápido possível.
As Redes não é um a tecnologia que podemos chamar de nova, elas existem desde muito antes dos primeiros Computadores Pessoais existirem.
As primeiras Redes de Computadores foram criadas ainda durante a década de 60, com uma forma de transferir informações de um computador a outro. Até então, o meio mais usado para armazenamento externo de dados e transporte eram os cartões perfurados, que armazenavam poucas dezenas de caractere cada (o formato usado pela IBM, por exemplo, permitia armazenar 80 caracteres por cartão).
Assim como qualquer outro tema em informática, as redes ao longo do tempo passaram por um processo de evolução para chegar ao nível do que atualmente é utilizado.
Mesmo fora do ambiente de informática todos nós temos contato com algum tipo de rede, desde o usuário de nível pesquisador ao usuário doméstico. As redes estão presentes em Agências Bancarias, Supermercado, Farmácias, Shoppings e inúmeros outros lugares.
Devido à queda do custo da implementação de redes, é praticamente impossível pensar em um ambiente de trabalho em que os micros existentes não estejam interligados entre si em uma rede. Sendo assim a troca de informações ou o compartilhamento de arquivos ocorre de uma maneira muito mais rápida, evitando o compartilhamento através de Pen drivers, CD, DVD ou até mesmo no pouco utilizado disquete.
Além da facilidade de trocar dados, as redes permitem em que o usuário compartilhem impressoras ou o acesso à internet, entre outras funções.
Tipos de Redes
As redes podem ser classificas de diversas formas, são elas quanto a: Abrangência, ao Modelo Computacional, ao Tipo de Comutação, a Garantia da Entrega dos Dados, a Previsibilidade de Funcionamento, Topologia, ao Método de Transmissão, a