A negociação como instrumento de gerência nos serviços de saúde.
Docente:
Disciplina:
Discente:
IV Semestre, Enfermagem I Unidade
Resenha Crítica do texto:
A negociação como instrumento de gerência nos serviços de saúde.
A negociação de gerencia no serviço de saúde, integra um processo de desenvolvimento, que implica tratar os problemas numa perspectiva intersocial, onde os sistemas facilitarão a identificação das causas e a resolução dos dados problemas.
A negociação busca a harmonia democrática dos interesses dos atores que participam em igualdade de condições, desde o nível local até o nacional, na solução dos problemas que afetam o setor publico de saúde.
Podemos dizer que uma negociação é como um processo que nos permite analisar e compatibilizar seus interesses e sua participação na resolução de situações, mediante acordos que sejam respeitados ao longo do tempo e que tenham como base a cooperação mútua.
A renegociação das funções gerenciais pode ser vista como uma das estratégias para a consolidação dos princípios do SUS e transformação das práticas de saúde, criando condições para o direcionamento do processo de trabalho, para o desenvolvimento de serviços, aplicação de recursos necessários, melhoria nas relações interpessoais, resolutividade e satisfação dos usuários. A gerência possui um caráter articulador e integrativo, sendo a ação gerencial determinada e determinante no processo de organização de serviços de saúde e um instrumento para e efetivação das políticas. Pode-se dizer que a gerência não compreende uma ação simplesmente racional ou técnica e, sim, apresenta dimensões científicas, técnicas e artísticas.
Os acordos seguidos por uma negociação devem ser submetidos á apreciação das bases institucionais representadas, para avaliação e ratificação, tendo princípios para a condução de um processo de negociação.
Cada movimento de um processo de negociação trata da matéria principal e vai estabelecendo um jogo, o que pode servir para consolidar a forma e de