A NECRÓPOLE DE GIZÉ
DE GIZÉ
LOCALIZAÇÃO DA NECRÓPOLE
O complexo mortuário de Gizé se localiza na cidade homônima, a terceira maior cidade do Egito e considerada como “gêmea” do Cairo, pois distanciam-se apenas 20 km uma da outra, na região conhecida como Vale do Nilo.
ASPECTO CULTURAL
O aspecto cultural do povo do Egito Antigo se orientava basicamente pela religiosidade, que foi responsável pelas grandes construções mortuárias e templos dedicados à divindades. Essas construções abrigavam os restos mortais dos faraós e tudo aquilo que lhes pertencia.
PIRÂMIDES E MASTABAS
Espanhol (1992) afirma que o conjunto arquitetônico de Gizé também é conhecido como Necrópole de Gizé, pois no local, além das grandes pirâmides, existem pirâmides menores e diversas mastabas, construções que tinham por objetivo servir de câmara funerária para as famílias mais abastadas, membros da nobreza e oficiais de altas patentes. As mastabas possuíam em sua estrutura uma capela funerária, diversos aposentos destinados a armazéns e a câmara funerária em seu subsolo. Na necrópole de Gizé também se encontra a mais famosa das esfinges, erguida durante o reinado do faraó Quéfren.
QUÉOPS
Também conhecida como a Grande Pirâmide, é a maior das três pirâmides e foi construída para servir de tumba ao faraó Quéops (ou Khufu). Segundo Proença, possui 146 metros de altura, e ocupa uma superfície de 54.300 m2. Contem cerca de 2 milhões e 300 mil blocos de pedra calcária que pesam entre 2 e 15 toneladas. Conforme Gombrich
(1999), foi construída sobre uma base sólida de rochas e seus quatro lados correspondem aos quatro pontos cardeais. A entrada leva a um corredor descendente que termina na primeira câmara mortuária incompleta, porém esta não foi utilizada pelo faraó. Duas outras câmaras também foram construídas, sendo que a terceira tem seu acesso por uma grande galeria. A câmara mortuária do faraó é revestida por granito e seu sarcófago foi encontrado sem a múmia.