Necrópole de Gizé pesquisa
Mapas
Historico:
A grande esfinge foi construída ao lado da Grande Pirâmide de Gizé, no Egito por volta da IV dinastia (2723 a.C.–2563 a.C.)
Possui 73,15 m de comprimento; 20,12m de altura e ocupa uma extensão em largura máxima de 4,17m.
Também chamada de Pirâmides de Gizé, Guizé ou Guiza, é um sítio arqueológico localizado no planalto de Gizé, nos arredores do Cairo, Egito. Este complexo de monumentos antigos inclui os três complexos de pirâmides conhecidas como as Grandes Pirâmides, a escultura maciça conhecida como a Grande Esfinge, vários cemitérios, uma vila operária e um complexo industrial. A necrópole está localizada a cerca de 9 km do interior do deserto para a cidade velha de Gizé, no Nilo, e cerca de 25 km a sudoeste do centro da cidade do Cairo, no local da antiga cidade egípcia de Mênfis. As pirâmides, que sempre tiveram grande importância como emblemas do antigo Egito no imaginário ocidental, foram popularizadas nos tempos helenísticos, quando a Grande Pirâmide foi listada por Antípatro de Sídon como uma das Sete Maravilhas do Mundo. É, de longe, a mais antiga das maravilhas do mundo antigo e a única que ainda existe.
A esfige se eleva no planalto de gizah, ela reina deste local a mais de 4mil e 500 anos. É um grande enigma de quem a construiu.
Construção:
Modelos de rampas que podem ter sido usadas para levar as pedras de calcário utilizadas na construção das pirâmides.
Mapa do complexo de pirâmides de Gizé.
Necropole: o conjunto arquitetônico de Gizé também é conhecido como Necrópole de Gizé, pois no local, além das grandes pirâmides, que podem ser vistas de cima, existem pirâmides menores e diversas mastabas, construções que tinham por objetivo servir de câmara funerária para as famílias mais abastadas, membros da nobreza e oficiais de altas patentes. As mastabas possuíam em sua estrutura uma capela funerária, diversos aposentos destinados a armazéns e a câmara funerária em seu subsolo. Na