OBSERVAÇÃO
Estágio Básico I de Psicologia
MARILA HOPPE
OBSERVAÇÃO
TORRES – RS
2015
OBSERVAÇÃO DO BEAGLE BAFO
O meu observado é um beagle, chamado Bafo, muito arteiro, sapeca, inteligente, companheiro, amigo e brincalhão, em muitos momentos do dia ele gosta de subir ao sofá da sala de estar na janela para observar bichos, pessoas, carros, o que estiver passando na rua ele observa. Hoje a arte dele foi abrir o armário e roubar um saco de farinha, ficou com o nariz todo branco e ainda se deliciou com um pouco de farinha, se ele vai para o pátio em frente de casa, onde tem um morrinho, ele gosta de escorregar até a cerca e subir novamente para o ponto preferido dele e escorregar novamente, assim ele faz por alguns minutos, depois ele entra em casa e vai brincar com o meu schnauzer chamado Freddo, eles meio que se estranham às vezes, mas brincam muito, rolam no chão, se lambem o rosto, é uma diversão, parece criança. Depois de toda essa atividade o Bafo vai para o seu cantinho preferido no sofá da sala da mais uma observada na rua e vai dormir, ele ronca e da umas rosnadas e resmungos, sonhando e mexendo as pernas, é divertido observar tudo o que ele faz!
O que é Psicologia Animal?
A psicologia comparada ou psicologia animal é um campo da psicologia que estuda as diferenças de comportamento entre os vários seres vivos, as várias espécies existentes, comparando os seus diferentes comportamentos.
Para que serve a psicologia animal?
O desafio da psicologia comparativa é concluir algo verdadeiro, baseado em evidências empíricas fortes e fidedignas e, este, não é um terreno seguro...
Darwin propôs uma boa teoria que foi baseada na lógica e na observação. Nela, ele justificava que a evolução das espécies se daria através de uma seleção natural na qual os seres com maior capacidade de adaptação ao meio ambiente sobrepujariam os de menor capacidade.