A necessidade e a importância da padronização dos processos para produção de produtos e serviços.
A padronização dos processos tem como objetivo reduzir a variabilidade dos processos de trabalho sem que a flexibilidade seja prejudicada, ou seja, os produtos devem atender às expectativas dos consumidores de forma regular com o menor custo possível. A padronização é fundamental para a busca da qualidade total, pois, é através dela que conseguimos a previsibilidade e manutenção dos resultados. Um processo padronizado nos leva à estabilidade dos resultados. Com a padronização diminuem-se as dispersões e os resultados tornam-se previsíveis. Os mecanismos de padronização muitas vezes são fundamentais para uma empresa se manter competitiva no mercado, já que afeta os custos de produção, os prazos de entrega e a satisfação do cliente.
O processo de padronização, assim como qualquer outro que envolve mudanças, enfrenta certas resistências durante a sua implementação, como por exemplo:
Não é explicado aos funcionários o objetivo (meta) da sua tarefa. Eles são, simplesmente, forçados a seguir o procedimento documentado de trabalho. A falsa impressão de que a padronização inibe e impede a criatividade dos funcionários.
Os benefícios da padronização podem ser: qualitativos e quantitativos. Os qualitativos - utilizam adequadamente os recursos (equipamentos, materiais e mão-de-obra); uniformizam a produção; facilitam o treinamento da mão-de-obra, melhorando seu nível técnico; registram o conhecimento tecnológico e facilitam a contratação ou venda de tecnologia. Os quantitativos - reduzem o consumo de materiais; reduzem o desperdício; padronizam componentes; padronizam equipamentos; reduzem a variedade de produtos; aumentam a produtividade; melhoram a qualidade e controlam processos.
Por fim, entende-se que o sucesso da implementação de um sistema de padronização é desejável, pois deste decorre o controle dos resultados dos processos padronizados, gerando uma